Tratamentos

Tratamento por Ondas de Choque


O Tratamento Por Ondas de Choque (radiais ou focais) é uma nova modalidade de tratamento para os pacientes com problemas músculo esqueléticos tais como tendinites que não melhoram com os tratamentos habituais, dores musculares crônicas e falhas na consolidação de fraturas.


As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e estimulando um aumento na microcirculação local.


Este aumento de nutrição no local leva a uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo.


Existem vários modelos de máquinas que, por trabalharem com diferentes intensidades da onda aplicada no local de tratamento, podem tratar tanto lesões musculares como tendinosas ou ósseas. Podemos controlar a intensidade da energia com que as ondas de choque atingem o local a ser tratado. Quando utilizamos baixa energia produzimos alívio da dor e relaxamento muscular, quando se utiliza média energia ocorre a reparação tecidual e com alta energia pode ocorrer a estimulação óssea.


O tratamento não é invasivo. Não há nenhum tipo de sangramento visível. Não há cicatriz. É totalmente ambulatorial. Não há a necessidade de hospitalização. Na sala de tratamento, o paciente será acomodado de maneira a estar sentado ou deitado, dependendo da região a ser tratada. O equipamento será posicionado pelo Médico diretamente na área do corpo a ser tratada e em seguida se iniciará a emissão das ondas de choque.


Viscossuplementação


A viscossuplementação consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurônico para o tratamento da osteoartrose. Pode ser realizada em qualquer articulação sinovial. Quando realizada em articulações superficiais, como o joelho, pode ser feita sem o auxilio de exames de imagens. Mas em articulações profundas, principalmente no caso do ombro e quadril , é recomendável a utilização de exames como a ultrassonografia que garanta que a medicação esteja sendo aplicada diretamente dentro da articulação.


A viscossuplementação é indicada em pacientes com artrose leve ou moderada. Promove melhora da dor com pico de ação entre a quarta e a décima segunda semana, mas os efeitos podem perdurar por mais de um ano. Pacientes com artrose de característica mecânica, que é quando a dor piora ao caminhar e ao fazer atividades físicas e que melhora com o repouso, tendem a ter melhor resultado. Pacientes com derrame articular significativo, dor que piora com o repouso e artrose avançada tendem a ter pior resultado. Nestes casos, a viscossuplementação eventualmente pode ser feita juntamente com a infiltração de corticoesteroides.


Mesoterapia


A Mesoterapia é uma técnica que tem como objetivo principal o tratamento da dor e da inflamação. Consiste na administração de medicamentos por via intradérmica, através de uma pequena agulha.


Colocada em prática, em 1952, pelo médico francês Michel Pistor, a Mesoterapia consiste na injeção de medicamentos em doses muito baixas, entre a epiderme e a derme, o mais perto possível do local a tratar, com o mínimo de efeitos indesejáveis, sem envolver outras áreas do organismo. As injeções são administradas com a ajuda de agulhas de 4 a 13 milímetros, com periodicidade semanal. 


As principais indicações para a Mesoterapia são Tendinites, Bursites, Artropatias Degenerativas (artrose), Lombalgias, dores e contraturas Musculares. Quase todos os doentes podem se beneficiar deste tratamento: adultos, diabéticos, pessoas Idosas, doentes com Gastrite ou Úlcera que contraindique o uso de medicações por via oral. Está praticamente desprovido de efeitos secundários e tem muito poucas contraindicações.


Fale conosco!